É tudo Vaidade
- Rui Miguel
- 11 de nov. de 2024
- 4 min de leitura
Não há segredos que o tempo não revele.
Por: Ruj Miguel Trindade dos Santos
Qual é o seu maior segredo?
Aquele segredo que voce não tem coragem de contar para ninguém. Aquele sentimento, vontade, medo ou ação que nunca revelaria. E por favor não venha com a história:
– Não tenho segredos.
E eu digo:
– É mentira!!!
Todos nós temos segredos que nunca falaremos com ninguém. E não estou dizendo que voce possui segredos de algo que já fez de errado ou sórdido. Estou dizendo de segredos de alguma coisa que é maléfico em voce. Uma coisa ruim que acha que é capaz de ser. No entanto nunca virá à tona porque não há a menor possibilidade de isso acontecer.
Quando falamos de relações afetivas, sejam elas familiares, conjugais, amigáveis ou qualquer relação que tenha como outra pessoa que considera como ente querido, temos que entender que sempre irão ocorrer atritos e opiniões divergentes.
O problema de todo o relacionamento é a convivência. Isso é fato. Qualquer amigo, familiar ou até pai e filho que ficam 24 horas juntos, depois de algum tempo de rotina diária vão entrar em conflito. Eles irão brigar por coisas fúteis, ou ficarão incomodados com certos aspectos de personalidade que incomodam um no outro. Mas porque esses conflitos não foram vistos antes da convivência? - Simples. Porque não estavam juntos o tempo todo. Não existia tempo para presenciar o dia a dia normal da pessoa. suas manias, suas esquisitices, principalmente sua real personalidade.
Quando a situação está longe é bem mais fácil de ignorar. Quando vemos e percebemos aquilo que não gostamos, neste momento , não ligamos e não damos importância, porque é fácil lidar com isso. Em pouco tempo cada um vai seguir o seu caminho e não terá que suportá-los. Mas quando essa característica te irrita e ele mora com voce, o problema fica mais complicado.
Todos nós temos nosso calo. Aquele machucado que quando alguém encosta ou pisa nele nós não nos controlamos. Voce é uma pessoa calma, serena. Faz de tudo para não entrar em uma briga. É o pacificador da turma. Nunca se estressa com nada. É o Sr. autodomínio. Mas mesmo que seja esse anjo da paciência, eu digo que todos nós possuímos nossos limites, onde ao alcançá-lo, nós explodimos de uma maneira absurda. Nenhum ser humano consegue ter o autodomínio por completo em todas as situações. Algo ou alguém um dia vai fazer cruzar essa linha. E aí iniciará a descobrir uma pessoa que voce não conhecia. Fique atento, isso não acontece do nada. Alguma coisa tem que acontecer para fazer se sentir assim. E normalmente é uma pessoa próxima. São pessoas que movidas por ciúmes, inveja ou qualquer outro sentimento negativo faz com que perca a razão ao inventar mentiras sobre voce ou ser injusto nas palavras proferidas.
São pessoas que por falta de matéria prima em suas próprias vidas acabam tentando viver a vida de outra pessoa, no caso a sua. Se ela não tem perspectiva por falta de interesse na vida, ele também não quer que voce tenha. Quando este tipo de pessoa adentra na nossa vida, tentamos manter o autodomínio o máximo possível. Quando uma pessoa entra na sua vida, seja pessoal, de amizade, familiar ou conjugal e percebe que ela está tirando o pior de voce, afaste-se. Isso é tóxico.
Nós não podemos ficar com pessoas assim. Pessoas que emanam o mal dentro de nós, são pessoas que não merecem nossa atenção. É uma perda de tempo terrível para nós se deixarmos que a nossa amizade se torne pérolas jogada aos porcos. Não deve ter motivo para amar; deve amar porque está transbordando de amor.
Identifique se a pessoa está conseguindo tirar o que é pior em voce. Não importa o grau de parentesco, a afinidade, se é seu marido ou esposa, se é seu pai ou sua mãe. Não deixe que se transforme na pior espécie do seu eu por causa de outro. Não deixe que sua personalidade, a sua felicidade, o seu modo de viver a vida seja quebrado e esmigalhado por uma pessoa que não quer o seu bem. Não seja tão fraco. Voce não merece isso. Ninguém merece. E não tenha medo ou receio de se afastar. O que está em jogo é o seu bem-estar.
Da mesma forma eu digo, que se encontrar uma pessoa, seja um amigo, parente, namorado ou esposa, que faça descobrir coisas boas que voce não sabia que tinha, que te fazem enxergar coisas boas e vindouras que nunca enxergou, que te fazem ser uma pessoa bem melhor e voce começa a gostar mais de voce, eu afirmo: - Agarre essa pessoa com todas as suas forças e não a solte. Pois pessoas que conseguem fazer o bem submergir de outras pessoas, são pessoas especiais que precisam ser valorizadas e estudadas. É esse tipo de pessoas que nos fazem entender e saber que existem seres nesse mundo que valem a pena. Que precisamos apenas aumentar nosso leque de confiabilidade e buscar entender nosso próximo e sempre confiar antes de duvidar. E não exija ou seja muito perfeccionista perante sua família. É evidente que temos nossos limites, mas lembre-se que mesmo a primeira família criada diretamente por Deus não foi perfeita. No fim foi constituída de dois transgressores, um assassino e um cadáver.
E lembrando sempre em questão da convivência, voce não precisa tentar amar ao próximo incondicionalmente. Mas, sim, aprenda a perdoar. Essa virtude eternizará suas relações.
Rui Miguel Trindade dos Santos

Maravilhosos seus texto...
Para quem está consciente, meia palavra basta!
Já para os dispersos, não terão coragem de ler!