Saudades de tudo que ainda não vi
- Rui Miguel
- 23 de jan.
- 6 min de leitura
"Às vezes, a simplicidade e o silêncio dizem mais que a eloquência planejada."
William Shakespeare
Por: Rui Miguel Trindade dos Santos
Entre trilhões de possibilidades, será que não seria sensato e lógico que um planeta surgisse em algum lugar do universo que também tenham a atmosfera que suportasse seres vivos?
Será que os humanos daqui a quinhentos anos vão descobrir como viajar na velocidade da luz? E viajando à velocidade da luz, visitar outros planetas que seriam impossíveis atualmente? E será possível que encontrem um planeta que esteja em processo evolutivo de alguma espécie a qual poderemos monitorar? Será que daqui a mil anos descobriremos o teletransporte? Talvez como utilizar o buraco de minhoca? Talvez descobrir o que tem após ou dentro de um buraco negro? A propulsão quântica?
A terra nada mais é, que um simples planeta na imensidão deste universo ainda em expansão. Quando a ciência achava que o Big Bang era o início de tudo, ela na verdade descobriu que o Big Bang é apenas um acontecimento simples para expansão de um universo e que existe muita coisa atrás desse evento para se descobrir.
Muitos acreditam em vida fora da terra. Mas existem dois tipos de vida. A vida inteligente e a vida de micro-organismos. Nesse assunto todos os cientistas são unânimes. É impossível não existir algum tipo de vida biológica em outro planeta.
Agora, se falarmos de vida inteligente já dividimos opiniões. Temos muito o que descobrir sobre o universo e estamos descobrindo. Vou tentar de maneira bem simplória descrever ( me desculpem os especialistas) algumas curiosidades sobre o universo. Uma coisa é certa, como dizia Steven Hopkins: “O homem não tem a capacidade de saber e entender o tamanho do universo”. Concordo plenamente. Se começarmos a entender e aprofundarmos nesse assunto ficaríamos loucos. Mesmo que entendêssemos na teoria em nossa mente, não conseguiria visualizar isso como prático. Vou dar um exemplo:
Aupha Centauri é estrela mais próxima da terra. Esta estrela anã abriga um planeta. “Próxima b”, em sua zona habitável. Um foguete de propulsão química, idêntico ao que foi usado por todas as naves lançadas pela terra ao espaço, levaria aproximadamente cem mil anos para chegar a “próxima b”. A estrela “próxima b” fica a 4 anos luz da terra. Primeiro vamos entender que no espaço a distância é medido por anos luz. E qual é a velocidade da luz?
- 300.000 km por segundo.
Então vamos entender a distância da terra da sua estrela mais próxima depois do sol. A estrela Centauri da qual estamos falando fica a 4 anos luz da terra. Se viajássemos a 300 mil quilômetros “por segundo” levaríamos 4 anos para ir e 4 anos para voltar. Dessa forma podemos raciocinar que temos bilhões de estrelas no nossa via láctea, que é apenas uma galáxia. E no universo existem trilhões de galáxias. Consegue entender isso?
Há alguns anos pela primeira vez na história da ciência foi fotografado um buraco negro. Os buracos negros são invisíveis. Todas as imagens que tínhamos até alguns anos atrás de buracos negros em filmes, documentários, desenhos, tv eram prospecções de cálculos realizados por Einstein.
Os cientistas não sabiam se realmente os cálculos de Einstein eram corretos. Foi quando conseguiram fotografar o buraco negro, comprovando todos os cálculos. Era apenas um borrão com um ponto escuro no meio mas o suficiente para provar todas as teorias. O mais interessante é que esse buraco negro fica a “250 milhões” de anos luz da terra. Vamos fazer nossos cálculos novamente, mas agora para esse buraco negro. Se viajássemos na velocidade de “300 mil quilômetros por segundo” voce levaria 250 milhões de anos para chegar lá. E mais 250 milhões de anos para voltar. Um fator também interessante é que apenas 5% de nosso universo é realmente massa. Os outros 95% é matéria escura.
Einstein disse que viajar ao passado é impossível. Mas ele disse que viajar ao futuro é matematicamente possível. Como assim?
O homem até hoje não conseguiu chegar nem perto de atingir a velocidade da luz e não temos nem previsão se um dia vamos conseguir ter um sistema de propulsão que chegue perto disso. Se esse dia chegar. Mas para exemplificar vamos imaginar que um dia consigamos viajar na velocidade da luz e que o astronauta vai viajar para um planeta que fique cerca de 10 anos luz da terra. Então ele viajando a velocidade da luz (300.000 km/s) levaria 10 anos para ir e 10 anos para voltar. No total 20 anos. Mas tem um detalhe: Lembre-se que no espaço não existe tempo. Tempo é um sistema criado pelos humanos para se organizarem na terra. Quando voce viaja a velocidade da luz o tempo para quem está viajando passa muito mais devagar do que para aquelas pessoas que estão na terra. Quer dizer que para quem viaja na velocidade da luz, 20 anos se passaram, mas para quem está na terra passaram-se 60 anos. Isso quer dizer que quando voce voltar a terra terão se passado 40 anos. Voce viajou para o futuro. Simples. E isso já foi comprovado pelos cientistas, lógico, em escalas muito menores.
Outro ponto interessante. As estrelas que vemos agora provavelmente estão a centenas de milhares ou milhões de anos luz da terra. Por exemplo: se estiver vendo uma estrela agora que fica a 350 mil anos luz da terra, o que realmente está vendo é a imagem da estrela a 350 mil anos atras. Talvez ela nem exista mais, mas a luz dela ainda continua sendo propagada pelo universo. Vou deixar voce mais confuso. Se eterrizássemos em um planeta que fica a 80 anos luz da terra e deste planeta apontássemos um telescópio para o nosso planeta, a imagem que chegaria para nós seria de 1943.
Em relação a sermos visitados por extraterrestres na minha opinião acredito ser um pouco difícil. Em primeiro lugar uma civilização para viajar a velocidade da luz dentro do universo teria que viver para sempre, devido as distancias que deveriam percorrer. Alguns acreditam, baseados na nossa própria ambição que talvez sejamos visitados por extraterrestres robôs. Como os robôs não morrem são enviados de outras civilizações mais avançadas.
Alguns acreditam que as aparições de ovnis nada mais são que “Astronautas do futuro” ou “viajantes do tempo”. A crença é que os humanos futuramente descobrirão como viajar para o passado e que todas as aparições atuais nada mais são do que esses viajantes nos visitando no nosso espaço-tempo. E essas visitas segundo eles, não aconteceram apenas no nosso século mas também há milhares de anos. O livro “eram os deuses astronautas” nos dá um pouquinho dessa teoria de que os desenhos incas, egípcios e várias outras que supostamente mostram pessoas vindas do céu nada mais são de que viajantes do tempo. E existe a crença de que se não foram viajantes do tempo, há uma grande chance de ser civilizações extraterrenas muito mais evoluídas que nos visitaram e nos ensinaram novas tecnologias para podermos nos desenvolver.
Acredita-se que o nosso universo tenha 14,5 bilhões de anos. A nossa terra tem 4,5 bilhões de anos de idade. Dessa forma muitos acreditam que existam civilizações infinitamente mais avançadas que nós.
No contraponto desta ideia, muitos dizem que se estas civilizações existem, elas seriam muito mais avançadas. Então por que eles teriam a curiosidade de nos visitar? Vamos exemplificar isso: - Imagine que está saindo de casa e indo para o seu trabalho a pé. Durante o seu caminho pela calçada voce passou por dezenas de formigueiros. Voce teria alguma curiosidade de parar na frente de um destes formigueiros, se abaixar e tentar entrar em contato com eles? Tentar algum tipo de comunicação? É exatamente o mesmo interesse que uma civilização teria sobre nós.
Confuso? Isso não é nada. É tudo muito fascinante. Mas gostaria de lembrar que devemos nos preocupar com coisas que realmente valham a pena. Não que isso não seja importante. Mas agora eu digo:
Não se ocupe com coisas que não têm valor. Não seprenda a problemas mesquinhos. Não trate as pessoas de maneira maldosa. Não deixe que a ignorância de alguns acabe como seu dia. Não permita que uma fechada no trânsito comece uma briga. Não perca tempo com quem não te dá valor. Ame, mesmo que seja do seu jeito, diferente, esquisito. Algumas pessoas amam, mas não sabem como demonstrar. Mantenha seus amigos próximos ou vai acabar sozinho. Mantenha a família próxima, mas, ao contrário dosamigos, sua família não te deixará só. Ame cada um de umaforma diferente, pois cada pessoa tem um jeito diferente deser amado.
Rui Miguel Trindade dos Santos

Comentários