top of page
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Pinterest
Buscar

Porque é mais forte quem sabe mentir?

"As grandes massas cairão mais facilmente numa grande mentira do que numa mentirinha."


Por: Rui Miguel Trindade dos Santos


Ninguém está preparado para ouvir todas as verdades sinceras.


Todos nós já ouvimos a seguinte frase de um amigo: - “Eu gosto de pessoas sinceras. Seja sincero comigo “sempre” e terá uma amizade verdadeira”.


Amados, todo mundo mente e ninguém muda. Por mais que voce não concorde é a verdade imutável. Quando falamos em ser sinceros a todo momento, quando as pessoas nos pedem encarecidamente para que sejamos sinceros e verdadeiros e nunca, em hipótese nenhuma devemos proferir uma mentira, essas pessoas que pedem isso não sabem o monstro que estão criando. Ninguém suportaria viver num mundo em que todos nós fôssemos sinceros. E quando eu falo em sinceridade é ser verdadeiro com tudo nas mínimas até as coisas mais grotescas. Já ouviram falar que a felicidade só pode ser construída a base de mentiras?


O motivo disso é que quando prometemos para alguém ser sincero, apenas pensa em não esconder grandes mentiras. Voce apenas se fixa em situações grandes que podem gerar um desconforto.  As pessoas são hipócritas. Dizem que querem a verdade, mas vivem constantemente na mentira por terem medo de mostrar as suas reais vontades. Mas e nas coisas pequenas, ínfimas que diariamente faz e fala para agradar ou desagradar alguém? Ou coisas que ouve e concorda, mesmo sendo contra?  Vamos a um exemplo:

 

Voce vai visitar uma amiga que acabou de ganhar um bebê. Vai a casa dela e é recepcionada com tanta alegria da nova mãe que é contagioso. E quando ela mostra o menino para voce e pergunta:

- Ele não é lindo!!! - E ela sorri esperando uma resposta positiva sua.


Voce olha para criança e parece um joelho, parece um “umpa lumpa” da fantástica fábrica de chocolate.  E qual a sua resposta:


- Que menino lindo!!!


- Ótimo. Sua amiga está feliz pois fez o dia dela feliz. Já imaginou sendo sincera nessa ocasião? Já imaginou se for verdadeira e falar o que pensa da beleza natural do filho dela? O desconforto que iria ficar. Voce sem graça e ela também. Aquele silêncio constrangedor. As duas iriam conversar normalmente durante o resto do dia, mas a mãe principalmente ia ficar com aquela informação na cabeça.  Voce evitou tudo isso com duas simples palavras: Ela é linda.


“Voce acabou de mentir”, descaradamente. Não foi sincera na pergunta que ela te fez.


Outro exemplo:  Voce vai visitar sua mãe no final de semana. Ela faz um almoço especial. Fica toda empolgada esperando que prove o prato ou os quitutes que ela amorosamente cozinhou. Voce prova e quando percebe o gosto não está bom. Voce olha para frente e observa a sua mãe com as duas mãos em sentido de reza esperando uma resposta, e voce:


- Hummmm, mãe que delícia.


Será sincera ao ponto de falar o que realmente achou? Que aquilo está com gosto de meia usada, ou vai preferir sair pelo caminho menos descomplicado? Voce mentiu.


Isso não incluindo as pequenas mentiras que contamos no nosso trabalho, com os nossos amigos. São mentiras que tem dois objetivos:  Ou nos tirar de um problema ou não magoarmos ninguém. Seu cérebro  já está acostumado com isso. Voce mente e nem percebe.


São exemplos tolos e toscos, mas deu para salientar o quanto mentimos diariamente para tudo. Fazemos isso para agradar outros ou para agradar a nós mesmos. Imagine se em todos esses pequenos exemplos fossemos sinceros ao ponto de falar o que realmente estamos pensando. É isso que nos faz diferentes dos animais. Os sentimentos que demonstramos. Segundo Napoleão Bonaparte disse: “A história é um conjunto de mentiras com as quais concordamos”.


Nos adaptamos para viver em conjunto, mesmo que isso seja complicado. Nós formamos na medida que nos é aceita. Tudo para não desagradar e não criar conflito. O homem não está pronto para lidar com a verdade o tempo todo. Ninguém está.


A verdade nos liberta, mas ainda vai precisar estar presos em certas mentiras se quisermos olhar e caminhar para frente.


Rui Miguel Trindade dos Santos



ree

 

 

 

 

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page